Memórias
— desde 2011 —

Na Rua das Flores esconde-se uma casa de fadas, recheada de personagens fantásticas e encantamentos oriundos das serras, planícies e costas portuguesas. Quem nela entra reconhece logo as memórias, espalhadas à mão-cheia nas prateleiras, nos banquinhos, nas telas e estantes das paredes. Erguem-se sobre a lã rústica centenária, das profundezas da madeira brava colhida e moldada por pastores das aldeias mais refundidas, os Figurados de todo o país, de Estremoz a Barcelos, com vida própria, capturada no barro ao longo de gerações.

Diz-se que já foi um armazém de cereais, uma torrefação de café e mais recentemente um alfarrabista. Quando Maria Manuel, antiga gestora de produto na área téxtil, decidiu mudar a sua loja da Rua dos Caldeireiros para as Flores, encontrava-se em tal estado de degradação que foram precisos seis meses para recuperar o espaço. E foi assim que em 2001 abriram as portas da loja Memórias, marcada por um conceito genuíno em torno do imaginário de Maria Manuel que respira toda a magia do nosso artesanato e das gentes que lhe dão a alma.

Alguns anos atrás, numa viagem a trás-os-montes, encontrou sacos de trigo, de lã rústica, com mais de 100 anos, no baú de uma senhora antiga, hoje sua amiga. Os sacos que foram usados pelos moleiros para transportar o trigo são hoje, já na sua nova forma, belíssimos sacos de senhora e tapetes.

Esta é uma loja como há poucas, focado na produção portuguesa, em colaboração com vários artesãos e autores do país. Os sorrisos que nela encontramos são dos mais raros, assim como o ar que nela se respira. Quem o poderá afirmar, mais pelos atos que por palavras, é o cantor Mika quando, num sábado à tarde de 2011, em companhia da mãe, comprou quase todo o stock de lenços bordados à mão. Uma das muitas curiosidades desta casa eclética onde cada peça é embrulhada num saco de pano pintado à mão, como numa “passagem por um conto de fadas, num encontro com a alma portuguesa, que qualquer pessoa pode levar para casa, tal e qual como está na loja.”  
Memórias

 

2018-06-13T16:49:54+00:00