Lislei
— desde 1992 —

José Leite é um indivíduo com o privilégio da experiência, concedido por vários anos de vida. Como consequência, não lhe acresce grande entusiasmo a novidade pela novidade. Conserva sim, um carinho especial pela relação entre o indivíduo-objeto, a simplicidade dos meios de produção e o conhecimento aprofundado do processo de criação. Contextualizemos: José estudou engenharia, apaixonou-se pelo curso de belas artes, especialmente a componente de pintura e, em 2012, fundou na Rua do Almada 376, a Lislei, na senda do seu gabinete de design. Não é de estranhar, portanto, que a criação seja simultaneamente objetivo e prazer. Até ao presente continua a lecionar design, na Universidade de Aveiro, mas não abandona a vertente prática do design de produto que a Lislei lhe proporciona.

A marca Lislei tem como foco o desenvolvimento de objetos de carácter utilitário para o lar, iluminação e, mais recentemente, design de interior para escritórios. Segundo José, esta última tendência é facilmente explicável: procura-se cada vez mais um espaço de trabalho informal que se assemelhe à ideia de lar, para tornar a jornada laboral mais confortável, já que esta constitui uma boa parte da nossa vida.

Outra área abordada nos últimos cinco anos pela Lislei é o design de brinquedos, através da marca Boo. Tanto o design de brinquedos como de interior para escritórios são desafios que a empresa resolveu enfrentar para diversificar a sua oferta. As peças e artefactos são criados no próprio atelier com excelentes acabamentos e preocupações éticas a nível de materiais utilizados. Por vezes, a qualidade chega mesmo a mesmerizar alguns clientes que duvidam, para tristeza de José, de que a marca e a produção são completamente nacionais. Por outro lado, contactam com clientes que apreciam as preocupações dedicadas a cada peça, tanto funcionais como éticas e que, como consumidores informados não as podem ignorar.

Em geral, o trabalho desenvolvido pelos profissionais dedicados da Lislei ecoa o amor de José pela simplicidade da produção e pelo pragmatismo da forma. A revista monóculo chamou ao triciclo desenvolvido pela Boo, o charme do low-tech.

A Lislei foi, inicialmente, fruto de muito esforço, sendo necessária a reabilitação do espaço anterior, uma casa de ferragens em elevado estado de degradação. Porém o esforço foi recompensado. Presentemente, a empresa deu mais um passo em direção ao futuro com a mudança para um novo espaço, localizado na Rua Aires de Ornelas, nº 112, mas o seu núcleo, a sua visão e dedicação permanece inviolável.

Sem dúvida, hoje e sempre, uma força criadora na sociedade portuguesa com a plena tranquilidade de quem confia no que melhor faz.  
Lislei

 

2018-08-10T16:34:59+00:00