Venham mais 5
— desde 2013 —

Na Rua de Santo Ildefonso, nº 219, no Porto encontramos um restaurante sempre repleto de clientes, que, apesar de tudo, não hesita em dizer 'Venham mais 5'. Aliás, esse é precisamente o seu nome e reflete uma filosofia que se prende com a história do nosso país.

Antes, porém, de recuarmos até aos meandros da nossa memória coletiva, falemos dos criadores deste negócio de porta sempre aberta, Francisco Rodrigues e Luís Rodrigues, dois irmãos com uma óbvia paixão por tudo o que a restauração representa. O seus pais abandonaram Portugal com um coração pesado, numa altura em que ser português significava ter um certo tento na língua, não fosse a ditadura olhar de lado. A nova casa foi o Brasil, que viu os dois irmãos nascer, mas a violência sentida no país compeliu os pais a regressarem à pátria em 1980, quando os seus filhos eram ainda crianças.

Entretanto, os anos passaram, os irmãos cresceram e descobriram o novo ar, mais desafogado, que se respirava em Portugal. O conhecimento adquirido deu lugar a um sonho: criar um restaurante que pudesse servir toda e qualquer pessoa do Porto. Precisavam, ainda assim, de algo palpável, de uma oferta irresistível e acabaram por acertar na receita que, para muitos, é sinónimo dos mais famosos pregos da Invicta. E que pregos! Se apenas se pudesse mencionar uma coisa sobre os ditos, seria isto: a carne chega a ser mais tenra que o pão! Mas, de facto, há mais que se lhe diga. Francisco e Luís apostaram na qualidade da carne (lombo de boi) e no queijo amanteigado da zona de trancoso, de um sabor leve e que se derrete rapidamente, nesta relação perfeita. O sal usado na confeção é pouco ou nenhum, portanto, já sabe que pode deleitar-se à vontade com estas delícias. Rivalizando a fama dos pregos, está o bolo de chocolate, uma tentação que mescla a leveza de um inovador suspiro de chocolate merengado com mousse de chocolate, servida numa proporção generosa que satisfaz toda a mesa, porque afinal de contas, a filosofia da casa também é de partilha. A ementa é pequena, por forma a conseguir afinar a perfeição e qualidade oferecidas.

Quanto à clientela, o sonho realizou-se. Pelas portas do Venham mais 5 entra toda uma panóplia de clientes. Aqui não entram fatos, estatutos, ou carteiras, entram simplesmente pessoas que apreciam um bom prego, até porque como diz Luís 'o sol nasce para todos' e foi para todos que criaram o estabelecimento.
Nas paredes do estabelecimento encontramos a história de Portugal, representada através de obras de vários artistas, excertos de textos e retratos. Recordam os tempos bons e os maus, uma vez que a história é, acima de tudo, uma imparcial testemunha do tempo. Aqui estão também as raízes do nome. Venham mais 5 remete para a canção de Zeca Afonso que, remando contra a maré, contra os rostos sisudos e pessoas cabisbaixas, convida à alegria do povo português, ao convívio e à inclusão. Olhando para a celeuma e movimento do estabelecimento, constata-se que os irmãos cumprem bem a função.

O restaurante encontra-se situado no coração do Porto, e a própria cidade convida ao turismo com a facilidade com que os seus habitantes se 'desenrascam' nas várias línguas, portanto ninguém tem desculpa para não vir provar os famosos pregos. Mas atenção, aqui a carne é servida como na grelha se apresenta, bem vermelha. Se quiser bem passado, seja o prego seja o momento é só pedir, no Venham Mais 5!  
Venham mais 5

 

2018-07-18T11:57:07+00:00