Inktoxica
— desde 2009 —

Para algumas pessoas a arte é mais do que uma possibilidade de criar um negócio, representa, no fundo, um estilo de vida. Assim acontece com Óscar e Maria João, proprietários da Inktoxica, na rua do Almada 438, no Porto.

Para Óscar, a linha, a mancha, o ponto, sempre fizeram parte da infância. Desenhou desde cedo e anos mais tarde, o seu percurso estudantil levou-o para o design gráfico, onde trabalhou a parte comercial de grandes marcas. A música era e é, também, uma paixão, que lhe permitiu ainda aliar os seus dois talentos, ao desenvolver a componente gráfica da sua própria banda, assim como outras. Ficou com o bichinho de tatuar quando lhe mostraram a sua futura tatuagem. Não apreciou a ilustração e desenhou ele mesmo uma alternativa. Foi imediatamente convidado a tatuar, mas hesitou face à sua vida profissional estável. No entanto, acabou mesmo por abandonar o seu trabalho para mergulhar no mundo da tinta e da agulha. Maria João, por seu lado, garante a parte de gestão da loja, ou como ela lhe chama, no meio de uma gargalhada, a 'burocracia'. Os seus estudos focaram-se no design e trabalhou vários anos como paginadora.

A vontade de terem um espaço onde pudessem materializar a milenar arte da tatuagem acabou por falar mais alto e olharam para a rua do Almada como um local que encaixava, perfeitamente, no ambiente que procuravam. Drogarias e lojas de ferragens deram lugar a uma vibrante comunidade alternativa de roupa vintage, discos e antiguidades, em que os clientes saltitavam de estabelecimento em estabelecimento, numa descoberta constante, pautada pela fuga ao mainstream.

A loja abriu em plena crise, o que tornou a jornada de crescimento um pouco mais difícil, mas não impossível. Hoje em dia, apesar da Inktoxica se afirmar orgulhosamente como uma loja de tatuagens que vale a pena visitar, depara-se com outra dificuldade, a especulação imobiliária que força muitos negócios a fecharem portas, ou a mudarem de local. Quanto a Óscar e Maria João, esperam permanecer na rua que tão bem reflete o seu modo de estar na vida, embora não ponham de parte a possibilidade de abrir um segundo estabelecimento noutro local, uma vez que o espaço da loja já não lhes permite expansão.

Nas paredes da Inktoxica encontramos provas irrefutáveis do talento que podemos encontrar neste estúdio, acompanhadas por uma atitude informal, e sempre responsável. Não tatuam menores de idade e procuram sempre aconselhar quem, levado pelo entusiasmo, procure algo demasiado arrojado, até porque aqui o lema é de que as pessoas saiam porta fora felizes. No fundo impera a simpatia e profissionalismo, com um calor humano que os afasta do ambiente estéril de uma mera 'clínica de tatuagens'.

As tatuagens são uma expressão de arte que invariavelmente conta algo sobre quem faz do seu corpo uma tela. Deixe que a Inktoxica conte a sua história!  
Inktoxica

 

2018-09-03T11:13:52+00:00