Boa Ideia! Café
— desde 2016 —

Duas cabeças pensam melhor que uma e quatro cabeças pensam melhor que duas. O que acontece quando essas quatro cabeças se conhecem muito bem? Muito diálogo e acima de tudo, boas ideias cristalizadas através de um consenso ponderado. Para não deixarmos a questão vaga, apresentamos dois casais, Helder Gomes e Marlene Silva, Daniel Alas e Paula Nunes, para quem este processo de ter boas ideias já flui naturalmente. Os quatro amigos conhecem-se desde a infância e apesar de terem seguido percursos profissionais diferentes, acabaram por se juntar novamente num empreendimento que se chamou, justamente, Boa ideia catering e eventos.

Começaram por se dedicar a eventos em casa de clientes e preparavam tudo nos seus próprios lares, mas rapidamente sentiram a necessidade de um espaço físico em que pudessem contactar mais pessoalmente com a sua clientela. Quatro paredes podem ter um impacto na imaginação, até porque quem imagina um escritório de catering, também imagina, com um pouco da elasticidade, um café. Podia ser uma boa ideia... e foi!

A marca passou a contar com o Boa Ideia! café, localizado na rua Damião de Góis 240. O conceito, contudo, era fazer algo diferente e, para isso, fizeram uma prospecção da zona para colmatarem possíveis lacunas. A aposta foi nos produtos regionais: cristas e covilhetes de Vila Real, rabanadas da Póvoa e pão cozido em forno a lenha de Penafiel, são alguns dos exemplos que fazem as delícias dos clientes. Com os olhos postos no futuro e preocupações com outros estilos de vida, a casa confecciona também pastelaria e pratos do dia com receitas veganas e vegetarianas.

Porém, não é apenas a nível de oferta que o Boa Ideia! café foi inovador, mas também na filosofia de atendimento e na identidade. Neste café não existem patrocínios de marcas, porque acima de tudo o Boa Ideia! café é o Boa Ideia! café, um local muito sui generis.
Esta unicidade também está bem patente nas paredes, frequentemente decoradas com obras de vários artistas que aproveitam estas telas alargadas para divulgar o seu talento.
Por outro lado o atendimento, que não deixa ninguém indiferente, prima pela simpatia e pela flexibilidade. Se não existe algo que o cliente quer, prepara-se, se não se pode preparar por falta de ingredientes, com um pouco de imaginação, arranja-se algo parecido. Aparentemente o positivismo que exala do staff e proprietários é contagiante. Daniel refere um episódio engraçado em que, num acidente típico de restauração, um colaborador partiu uma montanha de pratos. "Ficámos com quatro pratos no café" - acrescenta. Uma senhora que estava presente no café levantou-se e ofereceu 20 euros para ajudar a pagar os estragos, para espanto de todos. Noutra ocasião, um casal de espanhóis veio a pé de propósito do Marquês para o Boa Ideia! café, uma vez que outro casal amigo, que tinha estado no Porto no ano anterior, só tinha boas coisas a dizer do estabelecimento. De referir ainda que o Boa Ideia! café funciona como um ponto de venda de viagens e tours. Uma agradável surpresa para quem queira conhecer a invicta.

A clientela é composta por pessoas que trabalham nos serviços circundantes e habitantes da zona, assim como alguns turistas. Ao fim de semana são os habitantes que enchem a casa, mas Daniel constata com orgulho que muitos comerciantes e trabalhadores também vão ao café ao fim de semana para mostrar ao marido ou esposa quem "lhes dá de comer".

Contudo, o que continua a ser o maior trunfo da casa desde a sua inauguração, em 2016, é a junção de quatro empenhados empreendedores, cada um com as suas valências. Marlene é muito doceira, a Paula tem mais apetência para os salgadinhos, o Helder trata da contabilidade, assim com uma multiplicidade de tarefas e Daniel conta com 24 anos de experiência em restauração. Os quatro fundem ideias e conceitos inovadores com a mesma facilidade com que o Boa Ideia! café se introduziu na vida portuense. A não perder!  
Boa Ideia! Café

 

2019-04-10T22:08:07+00:00