Manog
— desde 2015 —

A nossa vida é composta por uma miríade de histórias. Algumas, porém, adquirem uma importância tal, que definem o nosso futuro, as nossas paixões. Assim é com Maurício Nogueira, um apaixonado por Itália e tudo que as suas gentes representam. O seu percurso começa em solo lusitano, com os estudos, seguidos por uma companhia de seguros e por fim o trabalho por conta própria. O seu próximo passo levou-o a envolver-se com as representações têxteis.

A partir daqui começa o contacto com Itália. Representou várias marcas, todas elas italianas. Para seu deleite, estas eram marcas que primavam pela qualidade de materiais e confeção, portanto não será de espantar quem Maurício Nogueira representou: as firmas de Tecidos Radnor Liston de Inglaterra – Lanerossi – Achili Pinto – Canclini entre outras e na Confeção as marcas: Alea - Van Lack – Xacus (exímias na Confeção de Camisaria) e Corneliani e Cerruti ( exímias na Confeção de Fatos Homem). Por fim ajudou a lançar em Portugal a marca Paul & Shark, durante 32 anos. O tempo que passou em Itália apenas serviu para o deixar mais apaixonado pelo país. Admira a capacidade inventiva, o extraordinário sentido italiano de moda e a inigualável relação qualidade-preço dos produtos com que trabalhava. Amante de 'coisas boas', era apenas uma questão de tempo até que se começasse a interessar por outro produto que este país solarengo, tão habilmente produz: os vinhos.

A oito de Outubro de 2015 abre, no nº 108 da Esplanada do Castelo no Porto, as portas da Manog, uma enoteca Italiana que delicia todos e quaisquer apreciadores de vinho. Aqui as prateleiras reservam o espaço para vinhos da mais alta qualidade. Mergulhar na escolha disponível pode ser mais avassalador do que um mergulho no rio Douro, que entra mar adentro, logo ali ao lado do estabelecimento, não tanto pela generosa escolha, mas sim pela quantidade de emoções e sensações que estas garrafas, criteriosamente escolhidas, evocam. Cada gole deve ser apreciado na sua totalidade, cada bebida servida na perfeição, não fossemos estar a falar do que muitos consideram os melhores vinhos do mundo, tais como o Brunello de Montalcino, o Amarone della Valpolicella ou o Barolo de Piemonte. Outras excelentes opções incluem o famoso Espumante Ca' Del Bosco da zona Franciacorta, o Proseco de Valdobbiadene e o famoso Vermentino da Sardenha.

O país tem sete regiões com sabores e características distintas e todas estão representadas na loja. São também disponibilizados alguns produtos alimentares típicos, como o Panetone Milanês. O conhecimento de Maurício Nogueira face à oferta da sua loja parece inesgotável. Saciou a sua curiosidade em muitas feiras e eventos, tais como a Vinitaly, a maior feira de vinhos do mundo e nas suas muitas visitas a Itália, que continua a efetuar regularmente.

Reconhece que o público português ainda não está particularmente atento para a realidade que os vinhos italianos representam, mas conta já com 'connaisseurs' e entusiastas que sabem bem a tradição e sabor disponível nas prateleiras da Manog. Maurício Nogueira refere-nos que a vida é uma constante aprendizagem. Com esta loja, decorada como se de um pedacinho de Itália se tratasse, pretende continuar a potencia-la.
Se estiver a pensar visitar a Invicta, venha descobrir esta interessante enoteca. A presto!  
Manog Enoteca Italiana

 

2019-03-28T01:24:18+00:00