Spider Tattoos
— desde 1989 —

No manto humano que cobre os centros urbanos, os ditames sociais pesam, por vezes, de maneira excessiva sobre alguns, poucos, que ousam exibir a sua unicidade. As tatuagens são possivelmente o expoente máximo desta ousadia. Num braço, a imortalização de um momento inesquecível, no tornozelo, uma ideia que se quer perpetuar, nas costas, um nome familiar, no peito, uma identidade. As tatuagens comunicam algo, independentemente dos olhos de quem vê.

No Porto, mais especificamente na Rua de Cedofeita, 389, a Spider Tattoos é um mediador experiente desta forma de comunicação. Em 1989, Paulo Ozzy fundou a marca e abriu portas no centro comercial Dallas. Paulo dominava a arte das agulhas e tinta de tal forma, que rapidamente ganhou adeptos. Entre eles encontrava-se Kisto, que acabou por pedir a Paulo que o ensinasse a tatuar. Hoje, Kisto conta com vários anos de experiência e continua a exercer a sua arte na Spider Tattoos. Outro dos atuais tatuadores residentes é Miguel, amigo de longa data de Kisto e membro das duas bandas de punk em que os dois participam. Pedro, que era inicialmente um cliente da Spider Tattoos, completa o trio de tatuadores. A receber clientes e a fornecer conselhos ou informações essenciais na receção, está Pi. Paulo, entretanto, foi praticar a sua arte para outro continente, de forma que os quatro amigos são atualmente a cara da marca.

Além dos elementos fixos, a Spider Tattoos goza também de uma permuta saudável de talento, através de tatuadores convidados. Aliás, este sentimento de permuta e camaradagem descreve, perfeitamente, a percepção de Kisto em relação a outros praticantes da arte. Para ele não se trata de competição, mas sim de uma salutar comunidade de artistas. As visitas de outros proprietários de negócios similares são inclusivamente frequentes. Após a abertura no centro comercial Dallas, a marca mudou-se para as galerias comerciais Bristol, mas os quatro elementos acabaram mesmo por concordar num novo espaço em Cedofeita, diretamente ligado às ruas da Invicta.

Quanto à clientela, é tão variada quanto os desenhos que Kisto, Pedro e Miguel vão criando todos os dias. Um elemento que liga todos os clientes, contudo, é a admiração pelo talento de quem lhes decora a pele. Os três tatuadores trabalham vários estilos, mas Kisto especializa-se em trabalhos realistas, enquanto que Pedro domina a representação com linhas e Miguel, os trabalhos ‘cartoon’. De futuro, gostariam de se poder especializar ainda mais em estilos específicos e de ter mais tatuadores convidados. De notar que neste estabelecimento também pode efetuar a aplicação dos mais variados piercings.

A Spider Tattoos, com a sua decoração eclética de guitarras, bicicletas e aliens, traça, no fundo, um paralelo interessante com o que a marca representa. Um local que imortaliza memórias, eleva gostos e convida à diversidade e ‘onda’ de cada um. Um local onde todos os dias nascem novos indivíduos, exibindo um talento invejável na derme. Não sente curiosidade?  
Spider Tattoos

 

2019-05-07T10:45:29+00:00