SABORES DO SEBOUH 2018-04-24T11:28:17+00:00

Sabores inovadores trazidos da Síria para a Invicta

moradatelemovelemail mapafacebookinstagram

A História do Sabores do Sebouh

A gastronomia portuguesa é cada vez mais conhecida e apreciada, porém, também somos curiosos e propensos a experimentar novidades. O Sabores do Sebouh é o sitio indicado para saciar essa curiosidade. Localizado na Rua de Miguel Bombarda 34, este restaurante já cativou as gentes do Porto com as os seus pratos originais e atendimento simpático. Este foi, porém, um percurso assente em dedicação e esforço.

A nossa história começa noutro país, um que rivaliza com o nosso sol mediterrâneo, a Grécia. Sebouh, sírio de ascendência arménia, trabalhou lá como ourives vários anos. Não obstante a rotina do dia-a-dia, a Grécia tinha ainda uma surpresa reservada para Sebouh, chamada Célia. De férias com uma amiga, Célia conhece Sebouh numa movimentada rua de Atenas e o amor entre os dois não demorou a brotar. No ano seguinte, em Junho, casam na Embaixada portuguesa em Atenas e em Setembro casam pela Igreja em Portugal. O simpático casal começou de seguida a pensar numa união além do matrimónio, uma união que lhes permitisse conjugar o talento de Sebouh na cozinha e o conhecimento da vida portuense de Célia. Surgiu o conceito para o Sabores do Sebouh, um restaurante que poderia dar a conhecer à Invicta, a excelente gastronomia Síria e do Médio Oriente, com um ambiente pacato e informal. Em retrospectiva, foi exactamente o que conseguiram.

Desde a sua abertura em 2011, o restaurante continua a atrair clientes e conta já com habitués que não passam sem uma das refeições saudáveis de Sebouh. O local foi escolhido pela diversidade cultural presente na baixa histórica do Porto que permitia uma boa aceitação do conceito. Há sete anos atrás, segundo Célia, a Rua de Cedofeita estava em completo declínio, muito votada ao abandonado. A iniciativa “Cedofeita Viva”, com o seu mercado temático e espectáculos ao vivo dinamizou a rua, algo que o casal soube aproveitar, mesmo depois da iniciativa acabar.

O apelo do restaurante assenta ainda nos pratos frescos que confeciona. Sebouh comenta “todos os vegetais são cortados na hora” e insiste que essa é a única maneira de cozinhar refeições frescas, de qualidade. O estabelecimento funciona com base em alimentos biológicos e a ementa é maioritariamente vegetariana, mas para quem não passe sem a carne, não desespere, existe sempre a possibilidade de Kebab de frango de altíssima qualidade, aliás alguns clientes já não comem Kebab em mais restaurante nenhum, porque percebem a diferença da qualidade do Kebab que se pode degustar no Sabores do Sebouh.

O casal já serviu várias personalidades e famosos no seu restaurante, já foi convidado para programas no Porto Canal e na TVI, já foi objecto de reportagem na Visão, na Time Out e na Evasões, por mais do que uma vez, mas tratam todos os clientes com a mesma cordialidade e simpatia. Dispensam televisão no restaurante porque apreciam o diálogo e o burburinho que se desenvolve sem tal distração e que tão bem caracteriza os negócios tradicionais. O desafio, afirmam, é continuar a crescer, manter a qualidade e a as receitas antigas de Sebouh que tanta fama trouxeram à casa. Se depender da clientela, não será difícil com certeza.

Podíamos introduzir aqui alguns testemunhos, mas terminamos apenas com estas palavras de um cliente, que têm tanto de simplicidade como de verdade: “gosto de vir aqui, sinto-me bem”.

Galeria

Contactos

Morada

Rua Miguel Bombarda, 34
4050-179
Portugal
Telemóvel: 933 446 790
Email: celia.soghmahian@gmail.com

Horário

Seg. 20:00 às 22:30
Ter. a Qui. 12:00 às 15:30 e das 20:00 às 22:30
Sex. 12:00 às 15:30 e das 20:00 às 23:30
Sáb. 13:00 às 15:30 e das 20:00 às 23:00

Mapa