A alma da Porto Guitarra é o Agostinho Rodrigues (Tico) que nutre desde os treze anos a paixão pela música e conta com vários anos de experiência na construção de instrumentos de corda, saber adquirido com o mestre Joaquim Domingos Capela (Eng.). Em 2013, no regresso de Moçambique onde trabalhou como Engenheiro Mecânico, teve um sonho e a destreza de o tornar realidade. Escolheu esta casa ampla para criar um lugar único no mundo, com todas as espécies e raças de cordofones autóctones, desde o elegante bandolim, ao imponente bandoloncelo passando pela bela bandola. Reúne numa só parede toda a família de cavaquinhos, a catita braguinha ou o rajão da Madeira que deu origem ao ukulele. As violas braguesas, toeiras ou amarantinas e guitarras rainhas de Lisboa ou Coimbra.
Sonoridades únicas, algumas mais mouriscas, outras talvez galaicas, todas diversas e inexplicavelmente nossas. Das rodas de choro das terças-feiras à passagem de alguns dos mais ilustres instrumentistas tradicionais portugueses, como Júlio Pereira , António Zambujo , Daniel Pereira Cristo e Miguel Araújo, por esta casa já passaram estrelas internacionais como Craig Ross, guitarrista de Lenny Kravitz ou Gail Dorsey, ex-baixista de David Bowie. Caras bem conhecidas do grande público, como o ator Ewan McGregor que levou para Los Angeles uma guitarra portuguesa, modelo Eiffel da Porto Guitarra®, conhecem e apreciam a hospitalidade deste marco do comércio portuense.
A Porto Guitarra é uma loja de instrumentos musicais (cordofones) muito particular. Sabemos que não existem gostos iguais, assim, os instrumentos que vendemos são otimizados ao nível de tocabilidade, sonoridade e estética, de acordo com a vontade dos nossos clientes. O nosso objetivo é prestar um serviço completo na compra, manutenção e reparação dos instrumentos, dando o suporte necessário a qualquer decisão que os nossos clientes necessitem de tomar.
Porto Guitarra é um projeto que foi amadurecendo com ajuda de muitos profissionais da música e outros tantos músicos amadores que de alguma forma estão ligados à execução dos cordofones tradicionais portugueses e não só.
Porto Guitarra– Ponto de encontro
Queremos ser o lugar comum a todos os músicos, violeiros e curiosos que queiram partilhar a sua experiência, quer como executantes quer como construtores de cordofones. São os nossos clientes que dão corpo à Porto Guitarra.