Conta-nos o Sr. Pedro que “A Nossa Casa” era bem conhecida das gentes do Porto. “Um sítio onde vinha cá parar de tudo! Nos anos 70 eram os comunistas, nos 80 vinha cá a velhada toda, depois passou a ser a estudantada!”.!!!! Em 1990 cede trespasse a Agostinho Dias Queirós, que manteve as portas abertas por dois anos e cujo testemunho foi ren por várias gerências até 2013, ano em que o espaço foi totalmente remodelado para receber o conceito de Hamburgueria que se mantém atualmente.!!!!
A história recente da Real Hamburgueria Portuguesa começa com uma viagem pela Europa que culminou na vontade de um casal em criar uma hamburgueria de qualidade no Norte. E foi assim que nasceu a marca de uma das casas mais procuradas por turistas e portuenses.
A qualidade do menu, a graça do espaço e, claro está, o atendimento, são a base do sucesso. Mas, como sempre, é nos detalhes que se encontra a chave que faz toda a diferença. Quem nos explica com um sorriso vincado é um dos sócios, que para além da Real Hamburgueria Portuguesa mantém uma empresa de distribuição de produtos alimentares, a Globalmensa, lda, que comercializa principalmente gelo e queijo.“Primeiro, os ingredientes. Mais de 90% do volume de compras é realizado no comércio tradicional local. Até o café é do Porto! Tem de ser assim. Com qualidade e português!”. A segunda parte desta chave de ouro são os nossos colaboradores “… esta casa é deles, dos chefes, das meninas das mesas … temos uma grande equipa!”.
Juntam-se ainda as estrelas da festa com nomes tão sonantes quanto “Chaparro”, vencedor do Festival Humm Burger no Porto em 2015 e outras criações bem conhecidas dos fãs da Real Hamburgueria, como o “Aviador”, o “Azeiteiro”, o “Submarino”, o “Tritoque” ou mesmo o “Secretos da Horta”, para além do menu sazonal constituído pelo “Zé-Zé” no verão e o “Serrano” no inverno.
Estas e outras iguarias podem ser saboreadas na esplanada coberta ou nas mesas de madeira, com a sugestão do chefe a começar pela deliciosa pasta de azeitona, temperado com alho, orégãos e pimenta preta, seguida pela compota acompanhada com queijo de cabra, concluindo a ”real” refeição com a poderosa aguardente de medronhos, exclusiva desta casa no Porto. E como não podia deixar de ser, deixamos a dica Porto Nosso — “Para chamar à mesa, basta acender a luz por cima da mesa”.
Bom proveito!